O que é
A Progressão compreende a ascensão em níveis dentro da mesma categoria.
Atualmente, de acordo com as alterações trazidas pela Lei nº 7.423/2016, a carreira docente na UERJ possui os seguintes níveis:
I – Professor Auxiliar, subdividida em níveis 1, 2, 3 e 4;
II – Professor Assistente, subdividida em níveis 1, 2, 3 e 4;
III – Professor Adjunto, subdividida em níveis 1, 2, 3 e 4;
IV – Professor Associado, em um único nível;
V – Professor Titular, em um único nível.
A Lei nº 5.343/2008 estabelece em seu Art. 12 e parágrafos duas possibilidades de progressão: a automática, a cada 03 (três) anos de efetiva docência na UERJ; e por solicitação, a qualquer tempo, para qualquer nível. Para essa segunda espécie, aplica-se o descrito abaixo
Legislação
- Lei nº 7.423/2016
- Lei nº 5.343/2008
- Resolução nº 01/2024 complementada pela Resolução nº 21/2024
Professor Auxiliar
Professor Assistente e Adjunto
Quem pode requerer
Servidores docentes
Como requerer
A progressão na categoria professor assistente ou adjunto deverá ser requerida por meio de formulário padrão (disponível no link abaixo) e autuado na Coordenadoria de Atendimento (Coaten), acompanhado das seguintes documentações:
- Documento de identificação do(a) requerente (RG, CNH ou carteira de conselho de classe);
- Relatório de Atividades com documentos comprobatórios das atividades realizadas (arquivo em pdf);
- Outros documentos (teses, livros, etc.), se couber;
Formulário para solicitar
Formulário de Progessão Professor Auxiliar
Formulário de Progressão `Professor Assistente e Adjunto
Informações adicionais
- Toda a documentação deve ser entregue em formato PDF;
- Uma vez recebida, a SGP autuará a solicitação de progressão e realizará a instrução processual com as informações funcionais do docente.
- O processo será encaminhado ao Centro Setorial responsável, para avaliação da Banca Examinadora. Terminada essa fase, o processo retornará à SGP, para conferência de documentação e providências finais;
- Para autuar este tipo processual, é necessário preencher o formulário, sem rasuras, digitalizar toda a documentação expressa no texto acima e encaminhar em arquivo único, no formato PDF, para a Coordenadoria de Atendimento, por e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .
- Eventuais dúvidas podem ser esclarecidas com o Serviço de Apoio ao Desenvolvimento na Carreira Docente (Seadoc), por meio do telefone 2334-1018 e do e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .
- Visando à qualidade na prestação da informação, os atendimentos presenciais necessitam de agendamento prévio.