É com muita honra e grande satisfação que anunciamos a publicação, na edição da última terça-feira (8) do Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro (Doerj), da Portaria que divulga o resultado final da Primeira Edição do Prêmio Anísio Teixeira – 2021. Foram selecionados 13 técnico-administrativos vencedores. Eles vão receber um valor correspondente a um mês de vencimento-base no pagamento de março, além de participar de uma cerimônia de condecoração.

Confira os 13 técnico-administrativos vencedores

Presidida pela superintendente de Gestão de Pessoas, Cláudia Mello, a comissão de 15 integrantes se debruçou a avaliar os 112 servidores indicados pelos gestores de seus respectivos componentes organizacionais, de acordo com as Resoluções nº 13/2020 e 11/2021, após processo de chancela que contou com a participação de técnicos, docentes e alunos. Todos são dignos e merecedores do prêmio, ainda que apenas 13 deles recebam um prêmio em dinheiro. Mais do que ganhar, a maior honraria é ter o devido reconhecimento da comunidade universitária, por terem se destacado ao longo de suas trajetórias profissionais.

Conheça todos os indicados, dignos e merecedores de nossa menção honrosa

anisio.teixeira.mencao.honrosa 27693

Uerj vai premiar servidores técnico-administrativos

Anísio Teixeira foi o inventor da escola pública no Brasil. O educador propôs e executou medidas para democratizar o ensino brasileiro e defendeu a experiência do aluno como base do aprendizado. Por isso, é considerado o principal idealizador das grandes mudanças que marcaram a educação do país.

Para ser eficiente, Anísio dizia que a escola pública deveria ser de tempo integral, como a Escola Parque fundada por ele, em 1950, na Bahia, que mais tarde inspiraria os Centros Integrados de Educação Pública (Cieps) do Rio de Janeiro. A proposta era cuidar desde a higiene e saúde da criança até sua preparação para a cidadania. O ensino público deveria ser articulado numa rede até a universidade.

Durante a sua trajetória, Anísio Teixeira foi presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC). Ele esteve à frente da autarquia por 12 anos, até o início do Regime Militar, em 1964, quando exilou-se nos Estados Unidos, onde permaneceu por dois anos e lecionou nas universidades de Colúmbia e da Califórnia. Em sua homenagem, no início dos anos 90, o Senado aprovou a inclusão do nome dele ao instituto, que tem como missão subsidiar a formulação de políticas educacionais dos diferentes níveis de governo, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social do país. Com esse objetivo, o Inep atua nas avaliações, exames e indicadores da educação básica e superior, entre eles o exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O educador dá nome a outras premiações no país, reconhecendo personalidades brasileiras com colaboração relevante para o desenvolvimento da pesquisa e a formação de recursos humanos no Brasil, sendo uma das mais importantes condecorações na área da Educação. A atuação de Anísio Teixeira influenciou uma nova geração de educadores, como Darcy Ribeiro, o grande homenageado da Uerj em 2022.

O Prêmio Anísio Teixeira foi instituído pela Lei nº 6701/2014, de 11 de março de 2014, que reestruturou o plano de cargos e carreiras e remuneração do quadro de pessoal dos servidores técnico-administrativos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). O objetivo da condecoração é reconhecer a contribuição desses profissionais para a construção da instituição. A honraria leva o nome do idealizador da Universidade do Distrito Federal (UDF), que mais tarde deu origem à Uerj.

Prevista inicialmente para ser realizada em fevereiro, a cerimônia de premiação vai acontecer a partir das 15h do dia 18 de março, no Teatro Odylo Costa, filho, no campus Maracanã. Na oportunidade, além dos 112 técnicos-administrativos, os servidores que completaram 25 e 40 anos de Uerj em 2020 também serão devidamente homenageados.

Parabéns a todos!

A comunicação para esclarecimento de dúvidas deve ser realizada por e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  .

DOCUMENTAÇÃO

Lei nº 6701/2014