Clique aqui para acessar o formulário eletrônico (período de participação: das 10h de 15/01 às 23h59 de 25/01)

 

Publicado 13/12/2021 | Atualizado 11/02/2022

 

SGP anuncia vencedores; premiação acontece em março

 

Termina na próxima terça-feira (25) o prazo para chancelar a indicação dos técnico-administrativos que concorrem à Primeira Edição do Prêmio Anísio Teixeira. A comunidade universitária tem até as 23h59 para preencher o formulário eletrônico a favor dos 112 servidores participantes, podendo apoiar mais de um candidato, inclusive de componentes organizacionais distintos, mas apor assinatura uma única vez no mesmo.

 

Esclarecemos que esse processo não se configura como votação, tendo como objetivo tão somente coletar o mínimo de 50 assinaturas, conforme Resoluções nº 13/2020 e nº 11/2021, a fim de que o servidor indicado pelo gestor de seu respectivo componente organizacional esteja apto a ser avaliado pela Comissão, que definirá os 20 técnico-administrativos vencedores, desde que cumpram os critérios estabelecidos.

 

Para manifestar apoio a um técnico-administrativo, basta preencher o formulário eletrônico. É preciso fazer parte da Comunidade Uerj, possuir uma matrícula vinculada à instituição (aluno ou servidor) e ter um endereço de e-mail válido. Caso deseje chancelar a indicação de mais de um, repita o procedimento.

 

O Prêmio Anísio Teixeira foi instituído pela Lei nº 6701/2014, de 11 de março de 2014, e tem como objetivo reconhecer a contribuição dos técnico-administrativos para a construção da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Os 20 servidores condecorados vão receber um pagamento no valor equivalente a um mês de vencimento-base. A cerimônia de premiação está prevista para o dia 18 de fevereiro de 2022.

 

A comunicação para esclarecimento de dúvidas deve ser realizada por e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  .



********************************

 

Visando a dar continuidade à segunda etapa da Primeira Edição do Prêmio Anísio Teixeira, conforme Resolução nº 13/2020, informamos que estará disponível, das 10h de 15/01 às 23h59 de 25/01, impretrevilmente, formulário eletrônico para coleta de assinaturas de toda a comunidade universitária, a fim de chancelar as indicações pelos gestores dos componentes organizacionais dos servidores a concorrerem à honraria destinada aos técnico-administrativos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).

 

ACESSE O FORMULÁRIO ELETRÔNICO

 

Salientamos que, para contribuir para este processo, é preciso fazer parte da Comunidade Uerj, possuir uma matrícula vinculada à instituição (aluno ou servidor) e ter um endereço de e-mail válido.

 

A comunicação para esclarecimento de dúvidas deve ser realizada por e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .

 

********************************


Reconhecer a contribuição dos técnico-administrativos para construção da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Esse é o objetivo do Prêmio Anísio Teixeira, que será concedido a 20 servidores da instituição, por terem se destacado nas suas atividades laborais em 2021. Eles vão receber um pagamento no valor equivalente a um mês de vencimento-base, no próximo ano. A primeira edição da condecoração está marcada para o dia 18 de fevereiro de 2022.

 

O Prêmio Anísio Teixeira foi instituído pela Lei nº 6701/2014, de 11 de março de 2014, que reestruturou o plano de cargos e carreiras e remuneração do quadro de pessoal dos servidores técnico-administrativos da Universidade. Como homenagem, a honraria leva o nome do idealizador da Universidade do Distrito Federal, que mais tarde deu origem à Uerj.

 

A Superintendência de Gestão de Pessoas (SGP) comunica que foi encaminhado ontem (3/1) às direções dos componentes organizacionais formulário para indicação dos servidores a concorrerem à Primeira Edição do Prêmio Anísio Teixeira, a condecoração dos técnico-administrativos da Uerj. Os gestores têm de 3 a 11 de janeiro para informar os nomes daqueles que poderão ser chancelados pela comunidade universitária, com no mínimo 50 assinaturas, cabendo, no entanto, à Comissão Organizadora definir os vencedores, conforme Resoluções nº 13/2020 e nº 11/2021.

 

Confira o cronograma da premiação



Acesse o DataUerj e confira as informações das unidades

DATAUERJ: Quadro 116 - Corpo de servidores técnico-administrativos (distribuídos por órgão de lotação)


Anísio Teixeira foi o inventor da escola pública no Brasil. O educador propôs e executou medidas para democratizar o ensino brasileiro e defendeu a experiência do aluno como base do aprendizado. Por isso, é considerado o principal idealizador das grandes mudanças que marcaram a educação do país.

 

Para ser eficiente, Anísio dizia que a escola pública deveria ser de tempo integral, como a Escola Parque fundada por ele, em 1950, na Bahia, que mais tarde inspiraria os Centros Integrados de Educação Pública (Cieps) do Rio de Janeiro. A proposta era cuidar desde a higiene e saúde da criança até sua preparação para a cidadania. O ensino público deveria ser articulado numa rede até a universidade.

 

Durante a sua trajetória, Anísio Teixeira foi presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC). Ele esteve à frente da autarquia por 12 anos, até o início do Regime Militar, em 1964, quando exilou-se nos Estados Unidos, onde permaneceu por dois anos e lecionou nas universidades de Colúmbia e da Califórnia. Em sua homenagem, no início dos anos 90, o Senado aprovou a inclusão do nome dele ao instituto, que tem como missão subsidiar a formulação de políticas educacionais dos diferentes níveis de governo, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social do país. Com esse objetivo, o Inep atua nas avaliações, exames e indicadores da educação básica e superior, entre eles o exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

 

O educador dá nome a outras premiações no país, reconhecendo personalidades brasileiras com colaboração relevante para o desenvolvimento da pesquisa e a formação de recursos humanos no Brasil, sendo uma das mais importantes condecorações na área da Educação. A atuação de Anísio Teixeira influenciou uma nova geração de educadores, como Darcy Ribeiro, que será o grande homenageado da Uerj em 2022.


DOCUMENTAÇÃO

 
Lei nº 6701/2014

Resolução nº 13/2020

Resolução nº 11/2021

Portaria Reitoria nº 744/2021

Portaria Uerj/SGP nº 053/2022