1 ban.pat b5122

Publicado 19/6/2023 | Editado 2/12/2023

Reconhecer a contribuição inovadora e proativa dos técnico-administrativos para a construção de excelência da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Esse é o objetivo do Prêmio Anísio Teixeira (PAT), concedido anualmente a 20 servidores da instituição por terem se destacado nas suas atividades laborais no ano corrente. Os vencedores recebem um prêmio em dinheiro correspondente a um vencimento-base.

O PAT foi instituído pela Lei nº 6701/2014, de 11 de março de 2014, que reestruturou o plano de cargos e carreiras e remuneração do quadro de pessoal dos servidores técnico-administrativos. A honraria leva o nome do idealizador da Universidade do Distrito Federal (UDF), que mais tarde deu origem à Uerj. O educador dá nome a outras premiações no país, reconhecendo personalidades brasileiras com colaboração relevante para o desenvolvimento da pesquisa e a formação de recursos humanos no Brasil, sendo uma das mais importantes condecorações na área da Educação. A atuação de Anísio Teixeira influenciou uma nova geração de educadores, como Darcy Ribeiro, o grande homenageado da  Universidade, em 2022.

Anísio Teixeira

Anísio Teixeira foi o inventor da escola pública no Brasil. O educador propôs e executou medidas para democratizar o ensino brasileiro e defendeu a experiência do aluno como base do aprendizado. Por isso, é considerado o principal idealizador das grandes mudanças que marcaram a educação do país. Para ser eficiente, dizia que a escola pública deveria ser de tempo integral, como a Escola Parque fundada por ele, em 1950, na Bahia, que mais tarde inspiraria os Centros Integrados de Educação Pública (Cieps) do Rio de Janeiro. A proposta era cuidar desde a higiene e saúde da criança até sua preparação para a cidadania. O ensino público deveria ser articulado numa rede até a universidade.

Durante a sua trajetória, Anísio Teixeira foi presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC). Ele esteve à frente da autarquia por 12 anos, até o início do Regime Militar, em 1964, quando exilou-se nos Estados Unidos, onde permaneceu por dois anos e lecionou nas universidades de Colúmbia e da Califórnia. Em sua homenagem, no início dos anos 90, o Senado aprovou a inclusão do nome dele ao instituto, que tem como missão subsidiar a formulação de políticas educacionais dos diferentes níveis de governo, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social do país. Com esse objetivo, o Inep atua nas avaliações, exames e indicadores da educação básica e superior, entre eles o exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

LEGISLAÇÃO

Resolução nº 08/2022
Resolução nº 11/2021
Resolução nº 13/2020

Lei nº 6701/2014

DOCUMENTAÇÃO AUXILIAR

Data Uerj - Quantitativo de servidores técnico-administrativos por unidade

A comunicação para esclarecimento de dúvidas deve ser realizada por e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

PremioAnisioTeixeiraVinho d85a1

Clique na imagem e confira todas as informações sobre a 3º Edição do Prêmio Anísio Teixeira

CONFIRA O HISTÓRICO DAS EDIÇÕES ANTERIORES

3ª Edição do Prêmio Anísio Teixeira - 2023