PATVencedoresBanner

Clique na imagem e saiba tudo sobre a Segunda Edição do Prêmio Anísio Teixeira

Publicado 2/12/2022 | Editado 4/12/2022

É com muita alegria, honra e grande satisfação que a Superintendência de Gestão de Pessoas (SGP) anuncia os 20 servidores técnico-administrativos vencedores da Segunda Edição do Prêmio Anísio Teixeira. Eles vão participar da cerimônia de condecoração, no próximo dia 7 (quarta-feira), quando será entregue uma placa comemorativa em homenagem a esses ilustres profissionais que se destacaram em 2022, além de receber o valor correspondente a um mês de vencimento-base no pagamento de dezembro/2022 (crédito até o terceiro dia útil de janeiro/2023).

Confira os 20 servidores técnico-administrativos vencedores

PAT VENCEDORES site 5641c

Uerj homenageia servidores com 25 e 40 anos de trabalho

Presidida pela superintendente de Gestão de Pessoas, Cláudia Mello, a comissão de 15 integrantes se debruçou a analisar os 119 técnico-administrativos indicados pelos gestores de seus respectivos componentes organizacionais, após processo de chancela que contou com a participação de servidores e alunos. Desse total, 114 candidaturas foram consideradas válidas. Entre os motivos para o indeferimento das outras cinco estão a inscrição fora do prazo estipulado e o envio de documentação incompleta, sem a assinatura da direção ou o mínimo de 25 assinaturas da comunidade universitária. A Policlínica Piquet Carneiro (PPC), com direito a um dos 20 prêmios, não teve nenhum aspirante.

Nesse sentido, seguindo os critérios estabelecidos pelas Resoluções nº 8/202211/2021 e nº 13/2020a comissão realizou um sorteio on-line, a fim de redistribuir a outro órgão de lotação o único prêmio destinado à PPC. Como resultado, foi contemplado o grupo da Administração Central composto pela Diretoria de Administração Financeira (DAF), Diretoria de Planejamento (Diplan), Diretoria-Geral de Tecnologia da Informação (DGTI) e pela Procuradoria-Geral Da Uerj (PG-Uerj), que passou a contar, excepcionalmente, com duas vagas na Segunda Edição do Prêmio Anísio Teixeira.

Confira o sorteio on-line realizado pela Comissão para Concessão do Prêmio Anísio Teixeira, na tarde da última sexta-feira (2/12)

Definidos os 20 servidores técnico-administrativos vencedores, a SGP encaminhou o resultado final da Segunda Edição do Prêmio Anísio Teixeira à apreciação e homologação, ad referendum, do magnífico reitor, professor Mario Sergio Alves Carneiro, em razão do encerramento das atividades neste ano do Conselho Universitário (Consun), do qual é predidente. A Portaria de divulgação deverá ser publicada em edição do Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro (Doerj) desta semana.

Muito mais do que vencer, a maior honraria é ter o devido reconhecimento da comunidade universitária. Ainda que apenas 20 servidores técnico-administrativos recebam um valor em dinheiro e uma placa comemorativa, todos são dignos e merecedores do Prêmio Anísio Teixeira, por terem se destacado ao longo de suas trajetórias profissionais, especialmente no ano de 2022.

Conheça todos os indicados, dignos e merecedores de menção honrosa

PATMENCAOHONROSAcomLUIZcomp 5aa26

A cerimônia de premiação acontece a partir das 15h do dia 7 de dezembro, no Teatro Odylo Costa, filho, no campus Maracanã.  Para representar todos os 20 servidores técnico-administrativos a serem condecorados, a comissão escolheu como oradora, por unanimidade, Eneida Leão Teixeira, vencedora pela Diretoria de Comunicação Social da Uerj (Comuns), com 20 anos de dedicação à Universidade. Na mesma data, além deles, os servidores que completaram 25 e 40 anos de Uerj em 2022 também serão devidamente homenageados.

BannerPATe25e40AnosUerj 74e7f

Clique na imagem e saiba mais sobre a cerimônia de premiação

O Prêmio Anísio Teixeira foi instituído pela Lei nº 6701/2014, de 11 de março de 2014, que reestruturou o plano de cargos e carreiras e remuneração do quadro de pessoal dos servidores técnico-administrativos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). O objetivo da condecoração é reconhecer a contribuição desses profissionais para a construção da instituição. A honraria leva o nome do idealizador da Universidade do Distrito Federal (UDF), que mais tarde deu origem à Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).

O educador dá nome a outras premiações no país, reconhecendo personalidades brasileiras com colaboração relevante para o desenvolvimento da pesquisa e a formação de recursos humanos no Brasil, sendo uma das mais importantes condecorações na área da Educação. A atuação de Anísio Teixeira influenciou uma nova geração de educadores, como Darcy Ribeiro, o grande homenageado da Uerj em 2022.

Anísio Teixeira

Anísio Teixeira foi o inventor da escola pública no Brasil. O educador propôs e executou medidas para democratizar o ensino brasileiro e defendeu a experiência do aluno como base do aprendizado. Por isso, é considerado o principal idealizador das grandes mudanças que marcaram a educação do país.

Para ser eficiente, Anísio dizia que a escola pública deveria ser de tempo integral, como a Escola Parque fundada por ele, em 1950, na Bahia, que mais tarde inspiraria os Centros Integrados de Educação Pública (Cieps) do Rio de Janeiro. A proposta era cuidar desde a higiene e saúde da criança até sua preparação para a cidadania. O ensino público deveria ser articulado numa rede até a universidade.

Durante a sua trajetória, Anísio Teixeira foi presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC). Ele esteve à frente da autarquia por 12 anos, até o início do Regime Militar, em 1964, quando exilou-se nos Estados Unidos, onde permaneceu por dois anos e lecionou nas universidades de Colúmbia e da Califórnia. Em sua homenagem, no início dos anos 90, o Senado aprovou a inclusão do nome dele ao instituto, que tem como missão subsidiar a formulação de políticas educacionais dos diferentes níveis de governo, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social do país. Com esse objetivo, o Inep atua nas avaliações, exames e indicadores da educação básica e superior, entre eles o exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Placas, medalhas e certificados disponíveis para entrega

Técnico-administrativos vão receber Prêmio Anísio Teixeira

Uerj vai premiar servidores técnico-administrativos

Lei nº 6701/2014

Resolução nº 13/2020

Resolução nº 11/2021

Portaria Reitoria nº 776/2022

Resolução nº 08/2022

PORTARIA UERJ/SGP SEI Nº 1034/2022 (divulga o resultado final da Segunda Edição do Prêmio Anísio Teixeira)

A comunicação para esclarecimento de dúvidas deve ser realizada por e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  .