A Superintendência de Gestão de Pessoas (SGP) é um órgão da Administração Central ligado diretamente à Reitoria. O componete foi criado, em 31/01/1992, como Superintendência de Recursos Humanos (SRH), por meio do AEDA nº 001/92, na gestão do Magnífico Reitor Professor Hésio de Albuquerque Cordeiro. Oriundo do antigo Departamento de Administração de Pessoal (DAP), surgiu depois da reivindicação do corpo de servidores da Universidade, tornando-se um compromisso da Reitoria com a valorização dos recursos humanos para o desenvolvimento e êxito institucional.

Nesses 30 anos de existência, a Superintendência passou por diversas modificações em sua estrutura organizacional, a fim de adequar-se ao crescimento da Uerj e às políticas de Recursos Humanos. Em 10/01/2020, por meio do AEDA nº 010/2020, teve a denominação alterada, com a manutenção de todas as competências. Desde então, passou a chamar-se Superintendência de Gestão de Pessoas (SGP).

SGP celebra 30 anos de desafios e superações

Dirigiram a SGP os seguintes servidores:

• Elisa de Souza Almeida – 1992 a 1995;
  • Leni Augusta dos Santos – 1996 a 1999;
  • Elisabete Matar Freire de Carvalho – 2000 a 2003;
  • Maria Celina Muniz Barreto – 2004 a 2006;
  • Simone Correa Lopes de Almeida – 2006 a 2007;
  • Sérgio Marques – 2008 a 2012;
  • Elaine Lucio Pereira  – 2012 a 2015;
  • Marcia de Almeida Caoduro – 2016 a mar/2019;
  • Marcelo Ferreira de Oliveira – mar/2019 a dez/2019;
  • Cláudia Rebello de Mello  2020 a 2023; e
  • Sidnei Santos de Souza – 2024 até o momento.

A atual superintendente é a servidora técnico-administrativa Cláudia Rebello de Mello. Bacharel em Serviço Social pela Universidade Veiga de Almeida (UVA), iniciou sua trajetória na Uerj em 1985, no Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe), com passagens por diferentes áreas. Desde 1998, vem atuando na Superintendência, onde ocupou cargos de chefia no antigo Departamento de Administração de Recursos Humanos (Dearh) e no Departamento de Seleção e Desenvolvimento de Pessoal (Desen), do qual foi coordenadora por oito anos do Dimensionamento (Coordim), até ser convidada pelo Magnífico Reitor, professor Ricardo Lodi Ribeiro, para assumir a Superintendência de Gestão de Pessoas (SGP).

Com 36 anos de experiência profissional, Cláudia Mello tem a missão de ressignificar o componente organizacional. Para conseguir integrar, motivar, inovar, sobretudo, humanizar a SGP, durante os próximos quatro anos, além dos diretores e coordenadores, ela conta com o assessoramento da equipe abaixo na implementação das ações necessárias.

Assessoria Gabinete

Os assessores colaboram com a administração e a logística relativas ao trabalho do Gabinete da SGP.

Geraldo de Souza; e

Jéssica Montenegro.

Telefone: (21) 2334-0173

Coordenadoria Administrativa (Cooadmin)

É responsável por coordenar no âmbito do Gabinete da Superintendência de Gestão de Pessoas (SGP), as atividades de caráter administrativo e gerenciar e controlar as ações relativas aos gastos financeiros, no âmbito da sua responsabilidade, subsidiando o(a) Superintendente de Gestão de Pessoas de informações por meio de relatórios demonstrativos.

Responsável: Aline Ferreira

Serviço de Publicação (Servpubli)

É responsável por proceder à publicação no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro (Doerj) dos expedientes da Superintendência de Gestão de Pessoas (SGP) e de outros setores da Uerj e executar as tarefas de recebimento, despacho, controle, distribuição de correspondências e documentos diversos destinados ao gabinete da SGP.

Responsável: Marilena de Oliveira Guimarães

Telefone: (21) 2334-2154

Seção de Arquivo (SEC-ARQUI)

É responsável por manter organizado e atualizado o arquivo das pastas funcionais dos servidores da Uerj e expedir e controlar as requisições sempre que for necessário.

Responsável: José de Jesus Rosa

Coordenadoria de Comunicação (Comunica)

A Coordenadoria de Comunicação é responsável pelas ações de comunicação e pela integração da SGP com os servidores.

Responsáveis: Thiago Oliveira de Souza / Taila Ambrósio Alves de Camargo

Telefone: (21) 2334-0173