Programa de Acidente com Exposição a Material Biológico

O Programa de Acidente com Exposição a Material Biológico foi criado, em 1997, pelo Departamento de Segurança e Saúde no Trabalho (Des-Saude). No decorrer dos anos, as ações foram ampliadas e melhoradas, incluindo novas propostas e medidas, com objetivo de prevenir a ocorrência de acidentes dessa natureza; além de acompanhar os profissionais acidentados.

O programa possui equipe multiprofissional que atua nas seguintes atividades:

• estruturação de material didático e de comunicação visual sobre a temática;realização de ações educativas promovidas pelo departamento, em parceria com equipes do Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe) e demais unidade da Uerj, incluindo a Policlínica Universitária Piquet Carneiro (PPC) e a Faculdade de Odontologia (ODO);
  • atendimento e acompanhamento do acidentado;
  • investigação de acidentes;
  • reuniões intersetoriais e multiprofissionais acerca dos acidentes ocorridos; e
  • relatório estatístico das ações realizadas.

O acidentado deve comparecer ao Plantão Geral para receber o primeiro atendimento, no caso de acidentes ocorridos no Hupe e na Faculdade de Odontologia. Para os ocorridos na PPC, à sala de Estabilização. Após o primeiro atendimento, o acidentado deverá fazer a comunicação, por meio de formulário próprio, de acordo com as orientações abaixo:

FORMULÁRIO PARA NOTIFICAÇÃO DE ACIDENTE COM MATERIAL BIOLÓGICO

AcidenteMaterialBiologico fb224

Clique na imagem para preencher o formulário