A população mundial foi duramente surpreendida pela Covid-19. Em pouco tempo, algo que até então era assistido apenas pela televisão passou a fazer parte do dia a dia do brasileiro. Mudança de hábito, comportamento e rotina. Para prevenir-se do novo coronavírus, comércios, escolas, empresas e todos os espaços de trabalho tiveram de reinventar-se. Não foi diferente com a Uerj e a Superintendência de Gestão de Pessoas (SGP).

 

FOTONEEMIASATUALDurante a pandemia, o Departamento de Segurança e Saúde no Trabalho (Dessaude) continua desenvolvendo atividades presenciais de prevenção e promoção da segurança e da saúde dos trabalhadores da Universidade. Nesse período, são intensificados: ações voltadas à vigilância em saúde do trabalhador; avaliações médicas periciais; pareceres e orientações pelo Serviço Social; práticas de biossegurança e de protocolos sanitários para o planejamento das atividades; inspeções de segurança e saúde; vistoria dos laboratórios de pesquisa; e visitas técnicas nos campi. O Dessaude integra, ainda, a Comissão de Acompanhamento da Progressão do Coronavírus e vem subsidiando a Reitoria nas decisões, além de assessorar os grupos de gestores do Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe) e da Policlínica Piquet Carneiro (PPC).

 

Neemias Espindola, diretor do departamento, explica que foi preciso construir uma nova forma de atuação e tem buscado trabalhar sempre de maneira integrada com as demais áreas da Uerj, participando e contribuindo com os gestores nas recomendações e tomadas de decisão para o enfrentamento à pandemia da Covid-19. “O trabalho está sendo realizado com o apoio da Administração Central, por meio da Superintendente de Gestão de Pessoas e da Reitoria, que colocou o Dessaude como parte integrante das ações para retomada das atividades na Universidade. Não poderíamos deixar de ressaltar que, nesse momento, com as novas demandas que têm surgido, nossa equipe técnica de profissionais tem demonstrado excelente desempenho no atendimento aos desafios que exigem uma resposta”, afirma.

 

O departamento promoveu duas campanhas de vacinação: uma contra a gripe Influenza; outra, o sarampo. Em abril, por meio de parceria com as áreas de Enfermagem, foram aplicadas 853 doses da vacina contra a gripe nos trabalhadores da saúde, docentes, residentes e alunos em atividades no Hupe. Já em agosto, além do hospital, a PPC também recebeu a campanha voltada ao sarampo. Ao todo, 676 pessoas foram imunizadas nas duas unidades de saúde.

 

As equipes do Dessaude elaboraram duas pesquisas on-line (disponíveis no hotsite www.coronavirus.uerj.br) e vêm monitorando a saúde e as condições do ambiente de trabalho dos profissionais dessas unidades. A inciativa inédita faz parte das ações desenvolvidas para controle de doenças, incluindo a Covid-19. Além de apresentar dados estatísticos, os resultados preliminares das informações extraídas dos questionários auxiliam na proposição de recomendações para prevenção da saúde e segurança dos trabalhadores e demais pessoas, visando a prevenir o risco de transmissão do novo coronavírus.

 

Leia mais: Departamento divulga resultado preliminar de estudo da Saúde

 

Recomendações para O Planejamento de Retorno das Atividades na Uerj

Orientações para Identificação e Afastamento dos Profissionais Contactantes, Suspeitos ou Confirmados com Covid-19

 

Recentemente, foi lançado o WhatSaúde, novo canal de atendimento da SGP pelo mais popular aplicativo de mensagens. O objetivo é facilitar o esclarecimento de dúvidas de competência do Dessaude, não apenas durante esse período fundamental. Tendo em vista a natureza das informações técnicas, a valiosa ferramenta passa a integrar permanentemente a comunicação com os servidores. 

 

Desde a sua criação, em 1992, o Departamento de Segurança e Saúde no Trabalho promove e acompanha ações e medidas em prol da saúde do trabalhador. O departamento adota políticas de prevenção a doenças e acidentes relacionados ao ambiente laboral, buscando sempre o bem-estar, a segurança e a saúde do servidor. Como permanentes, há programas especiais de Acolhimento ao Tabagista, em funcionamento desde 2010; de Imunização, com campanhas anuais; de Acidente com Exposição a Material Biológico, para prevenir ocorrências; e o Programa de Controle da Tuberculose Nosocomial, para identificar a prevalência de tuberculose entre os profissionais de saúde do Hupe.

 

Aumento do percentual de insalubridade

 

Seguindo a recomendação do Dessaude, a Reitoria da Uerj concedeu o percentual máximo no adicional de insalubridade aos servidores efetivos que já fazem jus ao benefício e estão atuando no enfrentamento à Covid-19 nas unidades de saúde da Universidade. A medida foi estabelecida pelo Ato Executivo de Decisão Administrativa (AEDA) 054/2020. Esses profissionais do Hupe e da PPC passarão a receber o grau de 40%, com pagamento retroativo a contar de 1º de abril até o fim do tratamento e/ou testagem de pacientes suspeitos de contaminação pela doença.

 

Leia mais: Uerj eleva adicional de insalubridade ao teto de 40% para servidores de unidades de saúde em contato com a Covid

 

As direções das duas unidades devem encaminhar à SGP listagem nominal, com matrícula e localização dos servidores que executem atividades nessas condições. Um processo eletrônico será submetido ao Governo do Estado para inclusão do atributo de pagamento no sistema. A previsão é de que o aumento no adicional ocorra o mais rapidamente possível, ficando a critério da Casa Civil, pasta responsável.

 

Saiba mais: Monitoramento da saúde do trabalhador em tempo de Covid-19

Saiba mais: Mapeamento do Dessaude vai nortear ações de gestores