GORAIFHT

 Clique na imagem e assista à transmissão ao vivo da palestra pelo canal do IFHT no YouTube

  

 

Publicado 4/9/2023 | Editado 20/3/2024

 

 

A Superintendência de Gestão de Pessoas (SGP) e o Instituto Multidisciplinar de Formação Humana com Tecnologias (IFHT) concluíram o primeiro módulo da Série Ágora SGP – Conversando Sobre os Desafios da Sociedade Contemporânea. Agora, para obterem o certificado do curso, os participantes que assistiram a todas as palestras e que registraram obrigatoriamente a frequência a cada encontro devem realizar a avaliação, disponível no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) do Instituto.

 

A Série Ágora SGP é uma parceria com o IFHT. A iniciativa tem como objetivo conectar e aproximar um público maior de pessoas para apresentar palestras e discutir temas da contemporaneidade utilizando a mediação tecnológica. De setembro de 2023 a janeiro de 2024, mensalmente, foram realizados cinco encontros que suscitaram o debate de ideias, a partir de um programa com trilha de aprendizado que incluiu os seguintes temas: “Gestão de pessoas no mundo em constante mudança”; “Tecnologias e vida saudável”; "Envelhecimento saudável e aprendizagem ao longo da vida”; "Os desafios nas relações interpessoais"; e "Ócio, lazer e tempo livre na sociedade do trabalho".

 

As atividades propostas pela iniciativa vêm beneficiando os servidores técnico-administrativos, tendo em vista a possibilidade de a carga ser utilizada para o Programa Capacit, a fim de avançar na carreira. Os interessados podem assistir às palestras presencialmente, no auditório do IFHT, ou quando, onde e na hora que quiser, pelo canal do Instituto no YouTube. O novo módulo está previsto para começar em março, contemplando novos temas. Mas ainda é possível realizar o curso referente ao primeiro ciclo. Para acessá-lo, siga o passo a passo a seguir:

 

  1. Acesse o site: https://ava.ifht.net.br/;
  2. Clique no botão “Acessar AVA” (no topo direito da página principal do Instituto);
  3. Faça o login. O primeiro login e a senha são o CPF (sem pontos ou traços). Ao entrar, será pedida uma nova senha;
  4. Após efetuar o login, acesse o curso em: "extensão" > "cursos de extensão abertos ao público" > "Ágora".

 

 

****************************

 

 

A próxima palestra está marcada para as 10h do dia 9 de janeiro de 2024, com o tema: "Ócio, lazer e tempo livre na sociedade do trabalho". O encontro acontece no auditório do Instituto Multidisciplinar de Formação Humana com Tecnologias (IFHT) e contará com a participação dos professores Edelson Rocha, especialista em Mídias da Educação e mestrando em Sociologia Política pelo Iuperj; e Marco Santoro, professor associado do IIFHT, doutor em Educação Física e Cultura e especialista em Metodologia do Ensino Superior e Educação Física Escolar. A mediação ficará a cargo de Vanessa Perez, psicóloga do trabalho, do Serviço de Apoio, Acompanhamento e Qualidade de Vida no Trabalho (Saaq). Além da possibilidade do encontro presencial no auditório do Instituto (Rua São Francisco Xavier, 524, 2034-F, 2º andar, bloco F), os interessados poderão assistir à transmissão pelo canal do IFHT no YouTube. Programa Capacit

 

****************************

 

A Superintendência de Gestão de Pessoas (SGP), em parceria com o Instituto Multidisciplinar de Formação Humana com Tecnologias (IFHT) da Uerj, promove a Série Ágora SGP. A iniciativa faz parte das ações do Projeto Ágora, que leva o nome daquele espaço grego e que tem como objetivo conectar e aproximar um público maior de pessoas para apresentar palestras e discutir temas da contemporaneidade utilizando a mediação tecnológica.

 

Na série criada especialmente para a SGP, será possível aumentar a escala de impacto positivo desse processo e beneficiar servidores técnico-administrativos, no que diz respeito à necessidade de realização de cursos para o Programa Capacit, a fim de avançar na carreira. É uma oportunidade para assistir às palestras presencialmente no auditório do IFHT (Rua São Francisco Xavier, 524, 2034-F, 2º andar, bloco F), ou quando, onde e na hora que quiser, pelo canal do Instituto no YouTube, mediante confirmação de presença.

 

De setembro de 2023 a janeiro de 2024, mensalmente, as cinco palestras do primeiro módulo vão suscitar o debate de ideias, a partir de um programa com trilha de aprendizado que possui como temas: “Gestão de pessoas no mundo em constante mudança”; “Tecnologias e vida saudável”; "Envelhecimento saudável e aprendizagem ao longo da vida; "Os desafios nas relações interpessoais"; e "Ócio, lazer e tempo livre na sociedade do trabalho".

 

Ainda que seja possível assistir às palestras diretamente pelo canal do Instituto no YouTube, para obterem o certificado, os participantes devem obrigatoriamente acessar o Ambiente Virtual de Aprendizagem do IFHT (AVA-IFHT) e efetuar o cadastro para registrar a frequência, a cada palestra. Somente após a conclusão do ciclo (totalizando 15 horas) e de realizar uma avaliação, haverá a emissão do documento. O material ficará disponível na plataforma, podendo ser acessado a qualquer momento.

 

A Ágora era um espaço público na antiga Grécia onde os cidadãos se reuniam para discutir assuntos políticos, sociais e filosóficos. Era um local de debate e troca de ideias, fundamental para a democracia ateniense. Seguindo esse conceito, a Série Ágora SGP chegou para promover, por meio da abordagem de temas atuais para o desenvolvimento humano, uma rede virtual de compartilhamento de saberes, atendendo ao princípio fundamental da aprendizagem ao longo da vida.

 

A palestra de estreia acontece no dia 20 de setembro, às 10h, com o tema “Gestão de Pessoas no Mundo em Constante Mudança". O encontro contará com a participação dos professores Eloiza Oliveira e Carlos Alberto Oliveira (Caó), do IFHT. A mediação fica por conta de Cláudia Mello, assistente social e superintendente de Gestão de Pessoas. Além da possibilidade do encontro presencial no auditório do IFHT, os interessados poderão assistir à transmissão pelo canal do IFHT no YouTube

 

 

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO

 

Projeto Ágora

Série SGP: Conversando sobre Os Desafios da Sociedade Contemporânea

 

1ª Palestra: Gestão de Pessoas no Mundo em Constante Mudança (assista ao vídeo)

Palestrante 1: professor Carlos Alberto Pereira Oliveira (IFHT)

Palestrante 2: professora Eloiza Oliveira (IFHT)

Mediadora: assistente social Cláudia Mello (superintendente de Gestão de Pessoas – SGP)

Data: 20/9/2023

Horário: 10h

AgoraPalestra1 resized 1 compressed 66a3f

Clique na imagem e assista à palestra no canal do IFHT no YouTube

Livros indicados (linkar)

 

2ª Palestra: Tecnologias e Vida Saudável (assista ao vídeo)

Palestrante 1: professora Alexandra Tsalis (Instituto de Psicologia - IP)

Palestrante 2: Dra. Luciana Araújo (médica do Departamento de Segurança e Saúde no Trabalho - Des-Saude)

Mediadora: Aline Campos (psicóloga do Serviço de Apoio, Acompanhamento e Qualidade de Vida no Trabalho - Saaq)

Data: 4/10/2023

Horário: 10h

 

Agora2Palestra resized compressed d6477

Clique na imagem e assista à palestra no canal do IFHT no YouTube

 

3ª Palestra: Envelhecimento Saudável e Aprendizagem ao Longo da Vida (assista ao vídeo)

Palestrante 1: Renato Veras (Núcleo de Envelhecimento Humano - NEH)

Palestrante 2: Gabriela Santiago (psicóloga do Serviço de Apoio, Acompanhamento e Qualidade de Vida no Trabalho - Saaq)

Mediador(a): professor Rufino Alves

Data: 1º/11/2023

Horário: 10h

 

agora ifht   cartaz 3 8d5af

Clique na imagem e assista à palestra no canal do IFHT no YouTube

 

4ª Palestra: Os Desafios nas Relações Interpessoais (assista ao vídeo)

Palestrante 1: professora Edna Ponciano (Instituto de Psicologia - PSI)

Palestrante 2: Ana Paula Nunes (psicóloga do Serviço de Apoio, Acompanhamento e Qualidade de Vida no Trabalho - Saaq)

Mediadora: advogada Angela Mendes (IFHT)

Data: 6/12/2023

Horário: 10h

 

AgoraSGPPalestra4 bc81d

Clique na imagem e assista à transmissão ao vivo da palestra pelo canal do IFHT no YouTube

 

5ª Palestra: Ócio, Lazer e Tempo Livre na Sociedade do Trabalho (assista ao vídeo)

Palestrante 1: professor Marcos Santoro (IFHT)

Palestrante 2: professor Edelson Rocha

Mediador(a): Vanessa Perez (psicóloga do Serviço de Apoio, Acompanhamento e Qualidade de Vida no Trabalho - Saaq)

Data: 9/1/2024

Horário: 10h

 

AgoraUltimaPalestra f54a9

Clique na imagem e assista à transmissão ao vivo da palestra pelo canal do IFHT no YouTube

 

> Público-alvo

  • Público em geral, tanto interno quanto externo;
  • Preferencialmente, servidores técnico-administrativos, tendo em vista a possibilidade de a carga horária ser utilizada para o Programa Capacit-Uerj.

 

>> Observações Importantes

  • Curso com carga horária que poderá ser usada pelos servidores para o Programa Capacit-Uerj, desde que haja a participação obrigatória no ciclo completo de palestras;
  • Encontro presencial no auditório do Instituto Multidisciplinar de Formação Humana com Tecnologias (IFHT - Rua São Francisco Xavier, 524, 2034-F, 2º andar, bloco F) ou pelo canal do Instituto no YouTube, com confirmação de presença;
  • O certificado será fornecido somente àqueles que concluírem todo o ciclo (cinco palestras) e obtiverem nota final igual ou superior a 7,0.


>> Auditório do IFHT: Rua São Francisco Xavier, 524, 2034-F, 2º andar, bloco F - Campus Maracanã

 

 

2024 — CONVERSANDO SOBRE OS DESAFIOS DA PESSOA NA ERA DIGITAL

 

 

2024AGORASGP 09b05

 Clique na imagem e saiba mais sobre o segundo módulo da série