A Superintendência de Gestão de Pessoas (SGP) promoverá uma roda de conversa virtual com o tema “Prevenção ao Suicídio: a importância das redes de apoio e de solidariedade”. O objetivo é ampliar a discussão, prestar orientações e direcionar o acolhimento de servidores. O bate-papo ocorrerá no próximo dia 21 (terça-feira), das 15h às 17, via Plataforma Meet, e contará com profissionais das áreas de Psicologia e de Serviço Social do Departamento de Segurança e Saúde no Trabalho (Des-Saude) e do Serviço de Apoio, Acompanhamento e Qualidade de Vida no Trabalho (Saaq).

O suicídio aparece anualmente entre as 20 principais causas de morte no mundo, para pessoas de todas as idades. O Brasil merece atenção. Por ano, são registradas cerca de 13 mil ocorrências no país. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o ato mata mais brasileiros do que doenças como a Aids e o câncer. No estado do Rio de Janeiro, a taxa de mortalidade vem aumentado gradativamente.

O processo que leva o indivíduo ao ato de tirar a própria vida é resultado de uma complexa interação de fatores psicológicos e biológicos, incluindo os genéticos, culturais e socioambientais. Com a pandemia, especialistas observaram uma maior incidência nos casos de suicídio e uma alta nos relatos relacionados à saúde mental, passando por ansiedade, depressão, consumo de álcool e outras drogas.

Durante muito tempo, por diversas razões – principalmente religiosas, morais e culturais –, o suicídio foi considerado um grande “pecado”. Ainda hoje, existe medo e vergonha de falar abertamente sobre esse problema de saúde pública. Apesar do tabu e dos mitos, a discussão avança. Abordá-lo é a melhor solução. Assim, é preciso engajamento para difundir a conscientização sobre a prevenção.

A prevenção ao suicídio não pode se limitar à rede de saúde, deve ir além. Os familiares e amigos precisam se aproximar da pessoa que demonstre sofrimento ou que apresente mudanças bruscas de comportamento, estando dispostos a ouvi-la e a orientá-la a buscar ajuda profissional, caso não se sintam capazes de lidar com o situação exposta. Entre as principais características comportamentais estão: a tristeza, o isolamento, as crises de choro, a insônia e a angústia.

O Centro de Valorização à Vida (CVV) vem atuando no apoio emocional e na prevenção ao suicídio. Fundada em São Paulo em 1962, a ONG conta atualmente com cerca de 4 mil pessoas que prestam serviço voluntário e gratuito 24 horas, nos 365 dias do ano, por meio do telefone 188. Distribuídos em mais de 120 postos pelo país, de forma sigilosa e sem julgamentos, eles buscam ouvir aquele que liga e procura ajuda.

Hoje, 10 de setembro, é o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. A data foi criada em 2003 pela Associação Internacional para Prevenção ao Suicídio (Iasp), em conjunto com a Organização Mundial de Saúde (OMS), e faz parte das ações do Setembro Amarelo, campanha que marca o mês dedicado a abordar o tema, com o objetivo de promover a vida e de incentivar governos a desenvolverem políticas públicas eficientes para o enfrentamento do problema.

O Setembro Amarelo começou nos EUA, em razão de Mike Emme, um jovem de 17 anos que cometeu suicídio, em 1994. Muito habilidoso, ele restaurou um Mustang 68, pintando-o de amarelo. Assim, o automóvel ficou conhecido como "Mustang Mike". Seus pais e amigos não perceberam os sérios problemas psicológicos e não conseguiram evitar a sua morte.

Para o velório de Mike, foi feita uma cesta contendo cartões decorados com fitas amarelas e a mensagem: "Se você precisar, peça ajuda". Com isso, a iniciativa deu origem ao importante movimento de prevenção ao suicídio.

Setembro é dedicado especialmente à prevenção ao suicídio, mas as ações acontecem durante todo o ano.


"Prevenção ao Suicídio: a importância das redes de apoio e de solidariedade”

Dia / Horário do evento: 21/09/202, das 15h às 17h
Público-alvo: servidores da Uerj
Número de vagas: 40
Modalidade: virtual
Local: Google Meet
Pré-inscrição: de 13/09 a 16/09/2021 (ou até o preenchimento das vagas)
Divulgação do resultado: após as 12h de 17/09/2021 (a ser enviado por e-mail)


Que a temporada das flores sempre nos lembre o quanto a vida pode e deve ser bonita!

Nós não vamos desistir de você!