Insalubridade BANNER

Publicado 05/07/2021 20h29 | Atualizado 06/07/2021 08h58

A Reitoria da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e a Superintendência de Gestão de Pessoas (SGP) informam que a Secretaria de Estado da Casa Civil (SECC) autorizou uma nova parametrização no Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos (SIGRH). Desta vez, a ação tem como objetivo corrigir o teto limite do adicional de insalubridade, o que vai permitir pagar o devido valor de R$ 440,00 aos profissionais que fazem jus ao grau máximo do benefício (40%). A próxima etapa é garantir que a folha produza, o quanto antes, os efeitos financeiros, incluindo a retroatividade.

A medida é fruto dos esforços do reitor, professor Ricardo Lodi Ribeiro, que tem sido incansável nas negociações com a pasta. Apesar do ajuste realizado na folha de fevereiro/2021 (paga em março/2021), esses profissionais ainda vêm recebendo R$ 381,60, teto permitido pelo SIGRH. Com a adequada atualização, mais uma vez, a Universidade cumpre o compromisso firmado com seus servidores.

O adicional de insalubridade corresponde a um percentual incidente sobre o salário mínimo nacional, conforme o fator determinado pelo Departamento de Segurança e Saúde no Trabalho (DES-SAUDE) para cada servidor, mediante avaliação das atividades ou operações consideradas nocivas à saúde do trabalhador. O benefício é dividido em três graus: mínimo (10%), no valor de R$ 110,00; médio (20%), R$ 220,00; e máximo (40%), de R$ 440,00.