BannerDiaMundialSemTabaco

Ame-se! Cuide-se! Tenha mais qualidade de vida!

Nós podemos ajudar você a parar de fumar.

 

O tabagismo é reconhecido como uma doença crônica causada pela dependência à nicotina presente nos produtos à base de tabaco. Fumantes são mais vulneráveis à infecção pelo novo coronavírus, pois o ato de fumar proporciona constante contato dos dedos (e possivelmente de cigarros contaminados) com os lábios, aumentando a possibilidade da transmissão do vírus para a boca.

 

O Dia Mundial sem Tabaco foi criado em 1987 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), para alertar sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo. No Brasil, o Instituto Nacional do Câncer (Inca) é o responsável pela divulgação e elaboração do material técnico para subsidiar as comemorações em âmbito nacional. Devido à pandemia de coronavírus, neste 31 de maio, não está prevista a realização de eventos presenciais. Mas todo dia é tempo de lembrar: fumar faz mal à saúde.

 

Leia a Nota Técnica do Ministério da Saúde sobre o Dia Mundial sem Tabaco 2021 e conheça todas as razões para deixar de fumar.

 

Programa de Acolhimento ao Tabagista do Departamento de Segurança e Saúde no Trabalho (Dessaude)

O Programa de Acolhimento ao Tabagista é realizado na Uerj, desde agosto de 2010, com a finalidade de oferecer tratamento a todos os funcionários (servidores, contratados e terceirizados) que desejam parar de fumar. A Lei Antifumo nº 12.546/2011 funcionou como um incentivo a mais, já que muitos trabalhadores preferem abandonar o vício, devido às restrições no ambiente de trabalho.

Sem caráter repressor, o objetivo é sempre dar ênfase ao reforço positivo. Ressaltando o que se ganha em deixar de fumar, realizamos atendimentos individuais e atividades em grupo, semanalmente. Quando há indicação, oferecemos medicamentos que fazem parte do Programa Nacional de Controle do Tabagismo do Ministério da Saúde (adesivos de nicotina e antidepressivos).

Entre em contato conosco: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .

Bruno Cantarino

Conheça o relato de quem deixou o vício e ganhou qualidade de vida.