Histórico - A área de Informática da SGP era um serviço vinculado diretamente ao Gabinete, denominado como Serviço de Suporte Gerencial, criado por meio do Aeda 006/REITORIA/2007. Com o crescimento da Universidade, em 2009, passou a se chamar Coordenação de Suporte Gerencial por meio do Aeda 048/REITORIA/2012 e, em 2012, com a necessidade de ampliar as atividades de Informática, passou a ter a denominação de Departamento de Tecnologia da Informação em Recursos Humanos (Detec) por meio do Aeda 048/REITORIA/2012, sendo atualizado pelo Aeda 019/Reitoria/2021 para Departamento de Tecnologia da Informação em Gestão de Pessoas (Deteg).

Competências - planejar a infraestrutura de informática para a SGP; estabelecer diretrizes de uso dos equipamentos e sistemas de informática para a SGP; promove, em parceria com outros departamentos da Uerj, o fornecimento dos meios suficientes e adequados de informática, no intuito de aperfeiçoar as atividades desenvolvidas pela SGP e capacitar melhor o usuário da SGP no uso da informática; disponibilizar informações de pessoal a fim de viabilizar o planejamento, a execução e o controle de atividades dos demais departamentos da SGP.

Diretora: Lissa Venturini

Localização: Centro de Treinamento, 1º andar, bloco E, sala 02.

Telefone:  2334-0148

>> Seção de Apoio Administrativo do Deteg (AA-Deteg)

Compete à Seção de Apoio Administrativo do Deteg (AA-Deteg) executar tarefas de recebimento, controle, registro, preparação, distribuição, entrega e arquivamento de correspondências e documentações enviadas e recebidas pelo Deteg.

Responsável: Marco A. Carneiro

Telefone: (21) 2334-0148

> Seção de Apoio à Informação (SInf)

A seção de apoio à informação manipula dados para geração de documentos e arquivos que colaborem para a melhoria das atividades e/ou viabilizem as ações dos departamentos da SGP; atende às necessidades de informações de pessoal, gerando relatórios operacionais e gerenciais para os departamentos da SGP; e subsidia a elaboração da proposta orçamentária anual.

Responsável: Pedro de Paula

Telefone: 2334-0148

>> Coordenação Técnica de Desenvolvimento de Sistemas (Cotesis)

A Coordenação Técnica de Desenvolvimento de Sistemas (Cotesis) realiza o levantamento das necessidades de desenvolvimento de sistemas de informação no âmbito da SGP; define tecnologias, soluções e novos produtos e serviços para a SGP; coordena e supervisiona o desenvolvimento, implantação e manutenção de sistemas de informação para o melhor desempenho das atividades da SGP; mantém interlocução com outras áreas da Universidade ou outros órgãos a fim de viabilizar  o desenvolvimento, implantação e/ou manutenção de sistemas de informação para uso da  SGP; define ferramentas e métodos para gerenciamento das soluções, acompanhamento de processos e recursos, no âmbito da Coordenadoria; e zela pelo funcionamento ininterrupto dos sistemas de informação da SGP, atuando na preservação os níveis de qualidade de serviço e de plena disponibilidade.

Responsável: Aline Couto

Localização: Centro de Treinamento, 1º andar, bloco E, sala 01

Telefone: 2334-0148

> Serviço de Gestão de Dados (Serged)

O Serviço de Gestão de Dados responsabiliza-se pela criação, manutenção e gestão dos bancos de dados da SGP; resguarda a integridade, confiabilidade e rastreabilidade das informações institucionais armazenadas pelos sistemas de informação de propriedade da SGP; gere a segurança de acesso e manipulação dos bancos de dados da SGP; monitora constantemente o desempenho dos bancos de dados, definindo e implementando soluções para otimizar o seu funcionamento.

Responsável: Paulo Junior

Telefone: 2334-0148

> Serviço de Desenvolvimento de Sistemas (Sersis)

O Serviço de Desenvolvimento de Sistemas responsabiliza-se pela criação, manutenção e gestão dos produtos e sistemas de informação; organiza, mantém e define boas práticas de desenvolvimento e criação, como padrões de projetos, ferramentas de desenvolvimento e automação de processos e testagem de sistemas; define boas práticas para compartilhamento de código dentro da equipe, backup e segurança de código e projetos; responsabiliza-se pela criação de ambiente local para desenvolvimento; especifica os requisitos necessários à configuração de servidores destinados às aplicações; e monitora constantemente o desempenho dos sistemas, , definindo e implementando soluções para otimizar o seu funcionamento.

Responsável: Thiago Lizardo

Telefone: 2334-0148

>> Coordenação Técnica de Infraestrutura e Manutenção (Cotim)

A Coordenação Técnica de Infraestrutura e Manutenção (Cotim) apresenta as seguintes competências: levantar necessidades de insumos de informática e afins para atender às necessidades departamentais e definir as características técnicas dos insumos de informática a serem adquiridos pela SGP.

Responsável: Kleber Caldas

Localização: Centro de Treinamento, 1º andar, bloco E, sala 4

Telefone: 2334-0116

> Serviço de Manutenção e Suporte (Semsup)

O Serviço de Manutenção e Suporte (Sermans) presta assistência aos equipamentos de informática de propriedade da SGP; emite parecer técnico sobre necessidade de conserto ou atualização; determina o layout lógico do acesso à rede interna bem como a sua nomenclatura;  apoia a Diretoria da Informática da UERJ na assistência aos equipamentos de infraestrutura de rede que servirão à SGP; acompanha a manutenção de sistemas de propriedade de outrem e que são utilizados pela SGP; administra e controla o acesso e privilégio dos computadores, rede interna e dos sistemas administrados na SGP; emite orientações e recomendações aos usuários do serviço no seu âmbito de atuação; e responsabiliza-se pela efetivação das cópias de segurança dos dados que estão nos servidores da SGP.

Responsável: Régis de Souza

Localização: Centro de Treinamento, 1º andar, bloco E, sala 4